Glaucoma

O que é?

O glaucoma é um grupo de doenças que lesa o nervo óptico podendo levar a cegueira se não diagnosticada e tratada a tempo. É uma enfermidade crônica que não tem cura, mas que pode ser controlada na maioria dos casos com o tratamento adequado e contínuo.

Fatores de Risco

Existem fatores de risco que favorecem o aparecimento da doença como idade avançada, pressão intra-ocular aumentada, miopia elevada, raça negra e hereditariedade.

Como diagnosticar?

O glaucoma é diagnosticado com um exame oftalmológico cuidadoso em que o médico faz a medida da pressão intra-ocular, o exame do fundo do olho e quando necessário solicita exames complementares.

Como se desenvolve?

O glaucoma ocorre quando a pressão no interior do olho aumenta a ponto de lesar as células nervosas responsáveis por captar a luz. O olho possui um líquido (humor aquoso) que circula no seu interior. Este líquido é continuamente secretado e drenado. No glaucoma há uma diminuição deste escoamento levando a um acúmulo dentro do olho. Esse processo aumenta a pressão dentro do olho.

Como fica a visão?

O portador de glaucoma não tratado perde inicialmente a visão periférica. O paciente enxerga bem os objetos que estão a frente dos olhos ocupando a visão mais central mas tem dificuldade de enxergar objetos laterais. É como se o paciente enxergasse através de um tubo. A visão mais central é normal até estágios avançados da doença.

Glaucoma – Exames e Diagnósticos

Tonometria

A tonometria é a medida da pressão intra-ocular (PIO) com aparelhos chamados de tonômetros. Este exame é uma importante parte da avaliação do glaucoma. A PIO normal varia de indivíduo para indivíduo, mas geralmente esta entre 10 e 21 mmHg.

Curva Diária de Pressão Intra-ocular

A pressão intra-ocular varia durante o dia, por isso uma única medida pode não registrar a maior pressão do dia. A curva diária mede a PIO em diferentes horários, para que o registro da maior pressão do paciente seja feito durante todo o dia.

Gonioscopia

A gonioscopia permite ao oftalmologista verificar a região responsável pela drenagem do líquido do olho (malha trabecular) localizada entre a córnea e a íris. Este exame auxilia na classificação do glaucoma.

Fundoscopia

Exame que utiliza luz e lentes de aumento para avaliar as estruturas do fundo do olho, ou seja, vasos, retina e nervo óptico em área central.

Campimetria

O exame de campo visual checa os pontos de cegueira no campo de visão. O exame é realizado em um aparelho chamado campímetro. Este é um dos principais exames do glaucoma auxiliando no diagnóstico e no acompanhamento da doença.

Paquimetria

A espessura da córnea pode interferir na medida da pressão-intra-ocular. A paquimetria mede esta espessura ajudando na interpretação da medida obtida pela tonometria.

Oct

A Tomografia de Coerência Óptica (OCT) é uma poderosa ferramenta no diagnóstico e acompanhamento do glaucoma. Este exame oferece ao oftalmologista, em poucos minutos, imagens e medições da retina e do nervo óptico sem usar radiações. Desta forma, é possível estabelecer a severidade do problema e monitorar o tratamento.

Glaucoma – Procedimentos

Trabeculoplastia a Laser

A trabeculoplastia a laser é realizada em glaucoma de ângulo aberto usando um laser para abrir a região responsável pela drenagem do líquido do olho (malha trabecular). Este procedimento é uma opção em pacientes com dificuldade de usar colírios.

Iridotomia a Laser

A iridotomia a laser é recomendada em pacientes com glaucoma de ângulo fechado e com ângulo estreito. Neste procedimento é criado uma abertura na íris par melhorar o fluxo do Humor aquoso.

Trabeculectomia

A trabeculectomia é um procedimento cirúrgico usado no tratamento do glaucoma para aliviar a pressão intra-ocular removendo parte da rede trabecular do olho e das estruturas adjacentes. É de extrema importância o acompanhamento com visitas regulares ao oftalmologista.

Dispositivos de Drenagem

Dispositivos de drenagem são implantes artificiais de acrílico ou silicone dotados de um tubo de silástico.
Estes dispositivos estão indicados em situações especiais, como glaucomas com alto índice de insucesso.